Search
  • Fabiane Gontijp

Educação Digital para a Educação Infantil



As crianças das gerações atuais que são chamados de “Geração Touch Screen”, ou seja a geração do toque, desde muito pequenas têm contato com os recursos tecnológicos, mas que são aproveitados como principal função a diversão ou somente como uma brincadeira.


Fica uma reflexão: Como podemos unir a tecnologia com o ensino na sala de aula para crianças tão pequenas? Nós educadores podemos fazer com que este momento de aulas seja mais lúdico e atrativo utilizando ferramentas digitais para a interação do educador com as crianças. O uso da tecnologia vai refletir na intencionalidade da aula e trazer ganhos no aprendizado da criança e na formação de habilidades cognitivas dos pequenos.


Com a transformação da sociedade atual o desafio dos educadores é adequar seus planejamentos para que atendam às necessidades da chamada “Geração Touch Screen” ou nativos digitais. É importante admitir essa transformação e consciência da possibilidades de inovar na sala de aula, pois a inovação vai refletir diretamente no processo de ensino‐aprendizagem.




Falando mais especificamente sobre cultura digital na sala de aula, a BNCC entende que a tecnologia já faz parte das práticas letradas do aluno desde a Educação Infantil.


“As diversas práticas letradas em que o aluno já se inseriu na sua vida social mais ampla, assim como na Educação Infantil, tais como cantar cantigas e recitar parlendas e quadrinhas, ouvir e recontar contos, seguir regras de jogos e receitas, jogar games, relatar experiências e experimentos, serão progressivamente intensificadas e complexificadas, na direção de gêneros secundários com textos mais complexos.


Educadores sempre é tempo de Aprender a DESaprender!


Participe da IV Semana Rede Pedagógica - Educação Digital. Começa hoje, sábado, 24 de outubro, e segue com atividades formativas online diárias até o dia 1º de novembro. Na segunda-feira, 26 de outubro, a partir das 19h, ministro o minicurso Educação Digital no evento, a partir das 19h. Você vai curtir!





2,068 views0 comments

Recent Posts

See All